Exposições

Jorge Perianes

Jorge Perianes
20.09 - 01.11. 2014

“Apresento esta série em ligação evidente (pelo menos é o que penso ao reflectir sobre ela) com a linha de argumento que vem a definir a minha obra desde há alguns anos: um ciclo do ser.
E que melhor elemento para indagar e questionar o ser humano do que o rei das Vanitas: o espelho.  A visão especular. (…) Mas, o que acontece se o espelho distorce? Se está manchado e turvo? O espelho manchado e com gotas altera o real e cobre-o com um manto de tristeza delicada, confusão e pranto silencioso.
Acentua-se assim o ar já de si nebuloso que tem a imagem reflectida.(…)
Espelhos quebrados, simulacro, confusão e vazio. Caos e ininteligibilidade. A afirmação humanista 'conhece-te a ti mesmo' é substituída pela indiferença e pela decomposição; já não há função simbólica nele.”
Jorge Perianes, 2014

Jorge Perianes licenciou-se em Belas Artes na Faculdade Belas Artes de Pontevedra em 2000.  Fez estudos de Doutoramento no Departamento de pintura da mesma faculdade entre 2000 e 2002 sob o tema 'Contemplarse para comprenderse:  identidades múltiples en la creación artística en torno a la mirada.'
Actualmente continua com os estudos de terceiro ciclo após a apresentação do seu trabalho de investigação 'El Surrealismo. La violencia en el erotismo y la sexualidad: la fragmentación humana.'
Expôs individualmente em Espanha, onde nasceu, e colectivamente não só no seu país de origem, mas também em Itália, Suíça e Estados Unidos.
Alguns dos seus trabalhos integram coleções como a Colecção Würth em Espanha, ou a colecção do Centro Galego de Arte Contemporánea de Santiago de Compostela.

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link