Exposições

Jaroslaw Flicinski - Homemade Paintings: 2010-2015

Após Estrela Negra, apresentada em janeiro de 2014 no CIAJG (Centro Internacional das Artes José de Guimarães), em Guimarães, Jaroslaw Flicinski apresenta, na Galeria Fernando Santos, a sua segunda exposição individual em Portugal e a primeira em contexto galerístico.

Homemade Paintings é o resultado de uma seleção da ampla e impressiva produção de pinturas realizadas de forma continuada pelo artista entre 2009 - ano em que se mudou para a pequena localidade do Esteval, entre Loulé e Faro, no Algarve -, e 2015.
Os trabalhos desta série, que serão mostrados ainda este ano no espaço BWA, em Tarnow, na Polónia, representam uma ruptura significativa na produção pictórica do artista polaco, marcada durante mais de uma década por um forte pendor geométrico, oscilando entre a pequena escala e as intervenções monumentais à dimensão do espaço arquitectónico.

De facto, este surpreendente conjunto de pinturas, realizadas de forma absolutamente contingente e performativa, nas quais o artista envereda pela sistematização  de uma organicidade apenas entrevista na produção anterior à sua mudança para Portugal, situam-se algures entre a casa, enquanto lugar matricial, casulo ou útero, e o Cosmos, enquanto incomensurável espaço genésico, em que tudo é princípio e fim, simultaneamente. 

(Nuno Faria, 2015)


Jaroslav Flicinski nasceu em 1965, em Gdansk, na Polónia. Desde o início dos anos 1990 que desenvolve o seu trabalho com considerável visibilidade internacional. Vive e trabalha entre Varsóvia e o Esteval, em Portugal.

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link