Exposições

Nikias Skapinakis - Pintura 2014-2016

A arte – visual, literária, musical – não serve só para inquietar, ou provocar, mas também para encantar, divertir e apaziguar. N.S.

 

PAISAGENS OCULTAS

As “Paisagens Ocultas” desenvolvem‐se a partir de 2014. São óleos e guaches agrupados numa série de sentido horizontal, a que corresponde uma outra de sentido vertical.

O seu espaço, susceptível de ampliação, está identificado por sete planos de cor, delimitados, ou recortados, pelo desenho.

O número sete não tem, aliás, qualquer significado místico. Na verdade, trata‐se de uma divisão abstratizante, tão reduzida quanto possível, mas que permite, adequadamente, a expressividade e a densidade de cromatismo do quadro.

 

As cores, sem nuances, são obtidas pela aplicação de sucessivas camadas lisas e nunca são idênticas através da variação das tonalidades.

A linha negra, que recorta os planos cromáticos, varia de espessura, engrossando e estreitando ao longo do seu percurso. O seu desenho sinuoso devolve à pintura a recordação da paisagem oculta na estrutura abstrata do quadro, impedindo‐a de se comportar como não‐figurativa.

As “Paisagens Ocultas” acentuam no meu trabalho uma memória cartazista, aprofundando uma relação com o design, através do rigor no desenho e na aplicação da cor.

 

(Nikias Skapinakis, 2016)

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link