Exposições

josé almeida pereira - é difícil começar no começo e não querer voltar atrás

Espaço 531
2 Junho a 31 Julho 2007

Relativamente a esta Exposição que a Galeria Fernando Santos agora apresenta, a que dá título a citação de Wittgenstein, “É difícil começar no começo e não querer voltar atrás”*, o Artista comenta:

“Com esta citação de Wittgenstein apercebemo-nos do quão difícil é descobrir a origem dos fenómenos. Será que nos interessa ainda saber o que estava primeiro e veio depois? Subjugados à compressão temporal contemporânea, o tempo parece implodir-se-nos, a tripla: passado, presente e futuro deixa de fazer sentido, vivemos num constante presente. O que se adquire hoje não serve para amanhã, tudo se torna obsoleto antes mesmo de o ser. Nada parece escapar à máxima. Continuamos a viver à espera, ou à procura da “next big thing”. Alguém terá dito que não interessa, ou antes, que já não é necessário criar a coisa nova, vale é servirmo-nos das já existentes e manipulá-las de forma a apresentar outros sentidos para as coisas. É assim que surgem os trabalhos apresentados nesta exposição, a estratégia é explicitamente apropriacionista. Das edições em livro do universo artístico, da referência a artistas contemporâneos, até à imagem cinematográfica de ficção científica, importam-se elementos para o território do desenho e da pintura com a vontade de indagar este tempo.

O ensaio expositivo culmina com um vídeo que nos confronta com as possibilidades de comunicação da realidade humana que parece caminhar para um crescente desvio da fisicalidade natural.”

José Almeida Pereira, 2007
* Citação retirada do livro de Ludwig Wittgenstein, Da certeza, Edições 70, pag.155, 1969.

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link