Exposições

miguel leal - saturno

Espaço 531
22 Setembro a 13 Novembro 2007

Em SATURNO, Miguel Leal apresenta duas séries de trabalhos recentes, dando continuidade aos modelos que designa como micro-arquitecturas e aos seus carrosséis rotativos de velocidade variável.

Às micro-arquitecturas, pequenas maquetas construídas com materiais frágeis e muitas vezes colocadas também em movimento, somam-se nesta exposição os discos giratórios, alguns de veio excêntrico, que movem estranhas caveiras. Ambas as séries—quer as micro-arquitecturas que funcionam como anti-monumentos e projecções de mundos possíveis, quer os carrosséis saturninos em que as caveiras vão girando em torno de si mesmas, num misto de volúpia, paródia e terror — se articulam numa montagem que toma conta do espaço da galeria e se divide depois em pequenas propostas autónomas, incluindo pinturas murais, vídeo, objectos variados e dispositivos mecânicos.

O título da exposição não deixa de evocar a mitologia grega, os misteriosos anéis do planeta Saturno e, principalmente, as festas Saturnais, na Roma antiga, em que  se suspendiam as actividades quotidianas ligadas ao trabalho e o jogo era permitido a todos, mesmos aos escravos. Era uma semana em que se comia, bebia e se dava largas a todo tipo de licenciosidades, numa inversão temporária da ordem social que não chegava, contudo, a subvertê-la.

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link