Notícias

Alberto Carneiro - Museu Nacional Soares dos Reis

Alberto Carneiro
"O arco-iris: imagem da imagem na imagem 7 + ou - 2", 1973

Decorre 1Y0-200 desde 31 de maio, até 31 de agosto, no Museu Nacional Soares dos Reis, o Ciclo “Peça a Peça – O Centro de Arte Contemporânea e as colecções do Museu”.

Com o ciclo de exposições “Peça a Peça – O Centro de Arte Contemporânea e as colecções do Museu”, o Museu Nacional de Soares dos Reis prossegue no propósito 640-864 de apresentar junto do público trabalhos de investigação recentes que se debruçam sobre obras das suas colecções.

O ciclo compõe-se de seis exposições temporárias e propõe um olhar “peça a peça” sobre os primeiros passos dados pelo Centro de Arte Contemporânea e pelo Museu Nacional de Soares dos Reis na construção, nos anos 70, de uma colecção de Arte Contemporânea para o Porto.
A primeira 000-089 obra a ser apresentada intitula-se “O arco-íris: imagem da imagem na imagem ... 7+/-2”, da autoria de Alberto Carneiro, realizada em 1973 e adquirida pelo Museu Nacional de Soares dos Reis em 1977.
As obras que serão apresentadas nas seis exposições foram exibidas na exposição Artistas actuais do Porto nas colecções do Museu Nacional de Soares dos Reis, inaugurada em Maio de 1978 na Galeria do Jornal de Notícias, promovida pelo Museu e pelo 640-864 Centro de Arte Contemporânea.
O Centro de Arte Contemporânea surgido em 1975, em associação com o Museu Nacional de Soares dos Reis, inaugurou um programa altamente inovador, não só no contexto portuense como nacional. Na sua direcção, Fernando Pernes promoveu uma dinamização cultural no Norte do país, apelando à participação de artistas, de galerias comerciais e de coleccionadores particulares.
No âmbito 000-089 dessa acção a exposição Levantamento da Arte do Século XX no Porto, promovida em associação com o Museu Nacional de Soares dos Reis (onde se inaugurou em Julho de 1975), marcou a primeira fase do projecto contínuo de construção do acervo do que viria, anos mais tarde, a constituir-se como Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves.
Este ciclo é um projecto conjunto com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, organizado no âmbito do Mestrado em Estudos Artísticos – Estudos Museológicos e Curadoriais, com Rolex Replica Watches UK curadoria de Ana Guimarães dos Santos, sob a coordenação de Lúcia de Almeida Matos e de Ana Paula Machado.

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link