Notícias

João Louro - Rush - Museu do Caramulo

João Louro
'Rush'
06.09.2013 - 26.01.2014
Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo vai inaugurar no dia 6 de Setembro, pelas 18h30, a exposição temporária “Rush”, do artista João Louro, que estará patente até 26 de Janeiro de 2014.

A exposição “Rush” foi pensada à volta de nove peças de arte, algumas inéditas, produzidas expressamente para esta exposição. O conjunto das obras, algumas de grande dimensão, foram produzidas pelo artista ao longo dos últimos dois anos e transportam os visitantes para a estética e imaginário associado à sensação da velocidade e de adrenalina.
A data da inauguração da exposição vai coincidir com o primeiro dia do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, que é uma organização do Museu do Caramulo.

Esta exposição temporária é produzida pelo Museu do Caramulo com o apoio da Galeria Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa e da Galeria Fernando Santos, Porto, bem como do BPI e da Câmara Municipal de Tondela.

'Nesse sítio, de fora, vejo a máquina a passar num vroooommm descendente de efeito doppler.
Esta é uma exposição sobre estradas. E curvas. E sobre velocidade. É uma exposição sobre a meta e sobre tudo o que é velocidade neste tempo imóvel.
Eu vou sozinho, ao volante do automóvel que vai cortar a meta. E olho para o lado. E, nesse micro segundo, descubro o acidente inicial e quero ser o lado de fora. Quero ser a berma, o cão vadio, o vagabundo ou o espectador. E ir para o sítio onde a velocidade abranda.
“Rush” é a recta com uma curva no fim. É onde termina a berma, onde passa o cão vadio e o vagabundo. Todos olham para o photofinish do automóvel em alta velocidade num freeze desfocado. E é esse ponto final, no cruzamento das bandeiras em xadrez, do tempo-parado-automóvel, o sítio da velocidade máxima.
É a recta da meta! (Sim, esse é o segredo).
Agradeço ao Juliano Garcia Pessanha, escritor brasileiro, meu amigo, ter-me recordado onde está a "berma", o "cão vadio" e o "vagabundo". Porque espectadores já todos sabemos que somos.'
João Louro, 2013

Museu do Caramulo
Fundação Abel e João Lacerda
Rua Jean Lurçat, 42
Caramulo

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link