Notícias

Avelino Sá vence 9ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso

Avelino Sá vence a 9ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso

A atribuição do prémio a Avelino Sá foi decidida, “por unanimidade”, pela sua obra 'Japão #3', da série Japão (encáustica s/ madeira).
O júri foi constituído por António Cardoso, Laura Castro, Lúcia Almeida Matos, João Pinharanda e Rui Mário Gonçalves, elementos ligados à secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e à História da Arte.

Nascido em Santa Maria da Feira, em 1961, residindo e trabalhando no Porto, Avelino Sá, formado na Escola Soares dos Reis e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, trabalha nas áreas da pintura, escultura e fotografia. Conta com mais de uma dezena de exposições, entre individuais e colectivas.

Avelino Sá sucede, como vencedor deste prémio de periodicidade bienal, a Albuquerque Mendes (1997), Inez Assis e Santos (1999), Rita Carreiro (2001), Ana Vidigal (2003), Ana Maria (2005), Susanne Themlitz (2007), Ana Luísa Ribeiro (2009) e Pedro Tudela (2001).

No passado mês de Abril tinha já sido revelado que a artista Paula Rego receberá o Grande Prémio (Consagração) relativo à edição deste ano, pelo trabalho em pastel s/ papel 'Rainha Santa Isabel'. A pintora, radicada em Londres, passará a figurar numa galeria onde já constam os nomes de Fernando Lanhas (1997), Fernando Azevedo (1999), Costa Pinheiro (2001), Júlio Pomar (2003), Nikias Skapinakis (2005), Ângelo de Sousa (2007), João Vieira (2009) e António Sena (2011).

“Tratando-se de um prémio não pecuniário, a artista é convidada a realizar uma exposição de obras suas em espaço nobilitador do museu, com catálogo apropriado, pressupondo-se, no entanto, a possibilidade de aquisição de uma ou mais obras suas para as colecções do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso”, refere o comunicado da autarquia.

À edição deste ano do prémio concorreram 257 artistas, com 451 obras, dos quais foram seleccionados 35 autores com 49 trabalhos.
A entrega dos galardões será feira numa cerimónia a realizar em Amarante no dia 21 de Setembro.

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link