Notícias

daniel barroca-the covered, erased and destroyed films

Em The Covered, Erased or Destroyed Films Barroca trata artisticamente o extenso repertório fotográfico que foi coleccionando ao longo de vários anos.

Transformando sequências de filme de uma câmara encontrada e uma série intemporal de fotografias de família em trabalhos de vídeo e slides, e aplicando-lhes manchas de tinta, Barroca cria uma linguagem figurativa nova e experimental. Mais ainda, Barroca junta-lhes o som de um vento forte substituindo o silêncio original destas imagens.
Por detrás destas figuras veladas parecem emergir novos sentidos de um banco de memorias, dando origem a uma série de narrativas fragmentadas e sobreviventes desse mesmo banco de memorias a que é dada uma nova vida e um novo carácter pela sua transformação em obras únicas.

Daniel Barroca (Lisboa 1976), Estudou Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, entre 1996 e 2001. Fez o programa de Projecto Individual em Artes Plásticas do Ar.Co em 2002 em Lisboa. Em 2004 esteve na Academia de Espanha em Roma (Itália ) como artista residente no âmbito do Prémio para a Jovem Criação no Domínio das Artes Plásticas da União Latina 2003/04. Entre 2008 foi artista residente no Künstlerhaus Bethanien com o a bolsa João Hogan atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian. Desde 2001 tem mostrado o seu trabalho em exposições individuais e colectivas e em sessões de vídeo e cinema experimental. Apresentou recentemente Recolhendo os Ossos na Galeria Fernando Santos assim como na Galeria La Diagonale em Roma e na QBox Gallery em Atenas. Está actualmente representado em Jogo de Espelhos no MACE, Elvas / Colecção António Cachola e em breve no Convento do Espírito Santo em Loulé. É um dos artistas residentes em 2010 na Rijksakademie van Beeldende Kunsten em Amesterdão.

Galleri Image | Vestergade, 29 | 8000 Aarhus C | Denmark | www.galleriimage.dk

19 Março – 18 Abril | Terça – Domingo | 13:00 – 17:00

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link