Notícias

chuva sobre o rosto de eugénio de andrade com vinte desenhos de jorge pinheiro

Prefácio de João Miguel Fernandes Jorge e um poema de Joaquim Manuel Fernandes

Será apresentada no passado dia 27 de Fevereiro na Galeria Fernando Santos (no Espaço Padaria Independente), numa parceria com a Modo de Ler Editores e Livreiros e as Edições Afrontamento, a edição evocativa dos oitenta e sete anos de Eugénio de Andrade, Chuva sobre o Rosto.

Pertence esta antologia a dois nomes maiores da arte portuguesa contemporânea. São eles Eugénio de Andrade e Jorge Pinheiro. Vinte poemas e vinte desenhos dão corpo a este livro. A antologia corresponde a uma intenção antiga de Eugénio, trazida ao público pelo cuidado de um amigo de ambos, José Domingos da Cruz Santos.

Jorge Pinheiro procurou durante um encontro com Eugénio de Andrade, estabelecer elos entre as duas obras que iriam estar entre mãos de outrem e ser vistas e lidas a par. Esse encontro, Pinheiro, de certo modo resume-o na seguinte passagem: Não pretendendo nenhum de nós a ilustração do que quer que fosse mas, talvez a construção de um discurso tão paralelo quanto possível à (...) poesia do autor, atrevi-me em dada altura da conversa a perguntar-lhe quais eram os seus “fantasmas”. Respondeu-me assim – são o pastor, a criança e a mulher de negro”

João Miguel Fernandes Jorge in
O Pastor, a Criança e a Mulher de Negro, Prefácio de Chuva sobre o Rosto

A edição é apresentada por Bernardo pinto de Almeida e José Manuel Mendes. O actor Júlio Cardoso lerá uma pequena antologia de poemas de Eugénio de Andrade e haverá lugar a um momento musical pelo Duo Soledad, Augusto Pacheco na guitarra e Gaspar Santos no violino que interpretaram de Gabril Fauré – Pavana / Mozart – Duas Árias de Flauta Mágica / Shubert – Valsas e J.S. Bach - Ave Maria.

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link