Notícias

noé sendas - just mad art fair'10 - curators desk - on the table

Com curadoria de
FILIPA OLIVEIRA + MIGUEL AMADO

On the Table
“Para se saber o que quer que seja acerca de uma mesa, é necessário conhecer factos que a relacionem com coisas que nos são familiares” , escreveu um dia o filósofo Bertrand Russell. On the Table significa que se uma ideia foi proposta, ela foi posta à disposição para debate publico.  Sendo a “mesa” um objecto, “em cima da” sugere as dimensões simbólicas que desde sempre lhe foram associadas, que incluem os actos de comer, beber, trabalhar e falar. A ênfase é dada por Russell a estas funções e sintetiza a proposta dos curadores. On the Table consiste numa série de conversas diárias com convidados de Madrid durante a semana da feira, assim como uma série de apresentações diárias levadas a cabo por artistas numa tradição de  “lecture-performance”. Como se de uma conexão em rede para uma discussão informal de tópicos oportunos se tratasse, este projecto envolve artistas, profissionais e a audiência numa plataforma discursiva que evoca a história e a pedagogia da arte.

Filipa Oliveira + Miguel Amado é uma dupla de curadores portugueses fundada em 2004. Organizaram várias  exposições e projectos em Portugal e no estrangeiro. Impossible Exchange foi o seu mais recente projecto de comissariado para a Edição de 2009 da Frieze Projects na Frieze, Feira de Arte em Londres.

 Noé Sendas (Bruxelas, 1972) vive e trabalha em Berlim e iniciou o seu percurso artístico no final dos anos 90. Sendas recorre a diferentes meios de expressão: vídeo, escultura, desenho, som e instalação. Referências mais ou menos explícitas a artistas, literatura, cinema e musica são parte importante da matéria prima das suas criações. Temas específicos relacionados com a reflexão e prática nas artes visuais podem também ser acrescentados ao seu repertório, como sendo, o corpo como uma entidade simultaneamente teórica e material; os mecanismos de percepção do observador e o potencial discursivo dos seus métodos expositivos. O tema principal e recorrente de Sendas é a exploração do conceito de perda.

18 a 21 Fevereiro 2010
La Longa | Nave de Terneras | Arganzuela | Madrid

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link