Notícias

33ª exposição do núcleo de arte contemporânea de tomar

Promovida pelos serviços de museologia  da Câmara Municipal de Tomar, a 33.ª Exposição do Núcleo de Arte Contemporânea é dedicada a Costa Pinheiro.

António Costa Pinheiro nasceu em Moura, em 1932. Formado na Escola de Belas-Artes de Lisboa, foi bolseiro em Munique e em Paris, cidade onde juntamente com René Bertholo, Lourdes Castro, Gonçalo Duarte, José Escada, João Vieira, Christo, e Jan Voss, participou do Grupo e do projecto editorial KWY.
Com uma prática inicial de matriz informalista, a partir da década de 60 toda a produção do artista passa a ser dominada por uma profunda dimensão poética. Assim o comprovam as obras que compõem a exposição da Galeria dos Paços do Concelho. A série dos Reis, que conheceu assinalável sucesso na Alemanha, à maneira de cartas de jogar, reinventa os retratos de reis, rainhas e príncipes de Portugal. Um levantamento mitográfico e simbólico da história e da cultura nacional que terá continuidade no ciclo que o autor dedicou a Fernando Pessoa e à complexidade do seu universo heterónimo.
Um oportunidade para conhecer e apreciar obras pertencentes a duas das mais significativas séries produzidas por Costa Pinheiro.


A Exposição será inaugurada no dia 19 de Abril, Domingo, pelas 16Horas e estará patente até ao dia 28 de Junho nos seguintes horários:
 De Quarta a Domingo, das 10h00 às 19h00

Galeria dos Paços do Concelho
CMT – Serviços de Museologia
Marcação de visitas guiadas:
Tel. 249 329 814
Fax. 249 329 811
museologia@cm-tomar.pt

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link