Notícias

Santiago Ydáñez - taxidermia espiritual - museo de murcia

Está patente ao público no Museu de Belas Artes de Murcia, na partir do dia 1 de Outubro 2008, a Exposição “Taxidermia Espiritual” do artista espanhol Santiago Ydáñez.

Com esta mostra, que permanecerá no Museu de Belas Artes até ao mês de Dezembro, dá-se início ao projecto Assíncronias que pretende “gerar um diálogo entre diferentes tempos através do qual um artista do presente dialoga com as obras realizadas há séculos atrás” - Pedro Alberto Cruz
O Projecto Assincronias inicia-se com o diálogo estabelecido entre o artista Santiago Ydáñez e a colecção do Museu de Belas Artes de Murcia.
Assim, em Taxidermia Espiritual, “uma das mais surpreendentes exposições que se vão realizar no panorama nacional este ano” (P.A.Cruz), Ydáñez estabelece um diálogo através de onze obras pertencentes à colecção permanente do Museu (MUBAM) ao mesmo tempo que presta homenagem aos artistas presentes na dita colecção.
“Quando convidamos Santiago Ydáñez propus-lhe que a sua obra contemporânea dialogasse com a colecção do Museu e realmente superou todas as expectativas”, afirmou o responsável regional da cultura, que também explicou “que o artista, longe de impor uma disciplina nas obras, interveio em todo o Museu adaptando-se a cada uma das salas e moldando-se quase de uma forma camaleónica, passando da devoção Barroca, ao carácter mais sumptuoso, chegando ao Romantismo e inclusivamente à arte espanhola de finais do séc. XIX.

Esta mostra é composta por onze trabalhos, entre os quais se contam telas, esculturas taxidérmicas e um grande linho de 12X8m.

Museo de Bellas Artes de Murcia
C/ Obispo Frutos, 12
Murcia (30003)
Tlf: 968239346

Terça a Sábado: das 10 às 20:30h. Domingos e feriados: das 10 às 14h.
contacto@museobellasartesmurcia.com
www.museobellasartesmurcia.com

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link