Fechar

João Louro – ‘5 Minutes after Violent Death’ – Ermida de Nossa Senhora da Conceição

11.01.2014
Partilhar

João Louro
5 Minutes After Violent Death
Ermida de Nossa Senhora da Conceição, Lisboa
11.01 – 09.03.2014

A Ermida da Nossa Senhora da Conceição, que integra a iniciativa cultural e multidisciplinar “Projecto Travessa da Ermida”, localizada na Travessa de Marta Pinto, em Belém, Lisboa, abre a sua programação de 2014 a 11 de Janeiro com a exposição “5 Minutes After Violent Death” do conhecido artista João Louro.

“5 Minutes After Violent Death” representa, segundo o artista, as imagens, as variadíssimas imagens, que se julga percorrem a memória de uma pessoa que acabe de falecer. A exposição é composta por várias imagens fotográficas de pequeno formato contendo também duas fotografias de médio formato, montadas numa caixa de luz. Todas estas imagens têm o mesmo texto impresso nelas inscrito (5 Minutes After Violent Death).
No exterior do edifício, na sua fachada, estará colocada uma caixa de luz.

Será publicado um catálogo da exposição que contará com um texto de Ana Cristina Cachola.
O artista, que nos tem habituado a obras que contêm um sentido que se situa sempre para além de uma leitura imediata, estabelecendo continuamente uma relação próxima com o horizonte cultural da modernidade e da sociedade pós industrial trás, a este espaço de culto, dessacralizado, mais um episódio da sua incessante perseguição à questão da imagem.

A obra de João Louro procura convocar o espectador usando a estratégia do “já conhecido” para o transformar e produzir algo inédito. É um ”isto parece-me familiar mas há algo estranho no que vejo”. O artista, ao procurar a cumplicidade do espectador para concluir a obra, liberta-o da obrigatoriedade da sua visão. Para essa operação usa o universo visual e o património das imagens existente. Segundo o artista o “novo” já não é o inimaginável  mas sim o casamento inesperado de coisas existentes, ordenadas de forma impensável, onde o espectador deverá concluir a obra.