Fechar


O escultor Rui Sanches recebe Prémio AICA Artes Plásticas

23.07.2009
Partilhar

Cerimónia de entrega dos Prémios:
Pavilhão de Portugal
Parque das Nações
23 de Julho de 2009 | 15H30

Os Prémios AICA / MC 2008 [Associação Internacional dos Críticos de Arte / Ministério da Cultura – através da Direcção-Geral das Artes] foram atribuídos ao escultor Rui Sanches, nas Artes Plásticas e à dupla de arquitectos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez, pela Arquitectura.

Nesta cerimónia estarão presentes Sua Excelência o Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, o Presidente da AICA, Manuel Graça Dias, o Director-Geral das Artes, Jorge Barreto Xavier, o Presidente do Conselho de Administração da Parque EXPO, Rolando Borges Martins, bem como os premiados, o escultor Rui Sanches e os arquitectos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez.

PRÉMIO AICA/ MC 2008 – ARTES PLÁSTICAS

O Júri, constituído por Manuel Graça Dias, Leonor Nazaré, João Pinharanda, Ana Vaz Milheiro e José Manuel Fernandes, atribuiu o Prémio AICA/Ministério da Cultura 2008 (Artes Plásticas) ao escultor Rui Sanches (n. 1954).

Rui Sanches é autor de uma das obras que de modo mais forte marcaram a conjuntura artística portuguesa dos anos de 1980.
O seu trabalho, extremamente reconhecível mas alterando e desafiando em permanência os seus próprios limites, lida com referências clássicas e construtivistas que gere de modo erudito e inovador. A experimentação e a procura inquieta conduziram-no aos trabalhos de referência aparentemente paisagística que realiza a partir de 1992, recorrendo ao princípio da estratificação. A madeira, o vidro e o metal são os materiais mais frequentes nas suas esculturas. O desenho é também um território essencial na sua investigação visual.
No ano de 2008 realizou três notáveis exposições em relação às quais se poderia sublinhar uma particular capacidade de diálogo com os espaços arquitectónicos: Museum, no Museu Nacional de Arte Antiga, com a criação de um diálogo muito particular com a colecção e com as salas do edifício do MNAA; uma segunda, na Galeria Fernando Santos, no Porto, extensão e retoma de alguns aspectos desse trabalho; e uma terceira, no Convento de Santo António, em Loulé, no contexto da operação de promoção turística Allgarve, com uma dimensão expositiva na nave da igreja complementada com uma instalação site specific nas salas em torno do claustro.