Fechar

Inauguração Oficial da zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda – 7 Março 2009

07.03.2009
Partilhar
Rua Miguel Bombarda

O Ministro da Cultura, Dr. José António Pinto Ribeiro, e o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Rio, assim como o Dr. Jorge Barreto Xavier, Presidente da Direcção Geral das Artes, o Dr. Gonçalo Gonçalves, Vereador da Cultura da C.M. do Porto, o Dr. Lino Ferreira, Vereador do Urbanismo, Dr. Ricardo Almeida, Director da Porto Lazer E.M. entre outros notáveis, visitaram a Rua Miguel Bombarda, por ocasião das inaugurações simultâneas das Galerias, e na sequência da finalização das obras de requalificação promovidas pela CMP de uma parte importante daquela artéria, que passou a ser pedonal.

Um pouco da história…
Após dois anos na Rua D. Manuel II, em 1995 a Galeria Fernando Santos, mudou-se para a Rua Miguel Bombarda, iniciando a dinâmica daquela que é hoje conhecida como “A Rua das Galerias”. Começou o processo de atrair as galerias de Arte Contemporânea já existentes na cidade, com a intenção de fortalecer e dar maior visibilidade às suas actividades culturais e artísticas. A pouco e pouco, criou-se na Rua Miguel Bombarda, um núcleo cultural que partiu desse desejo inicial de concentrar na mesma rua as diversas Galerias de Arte Contemporânea da cidade e que, hoje abrange já as mais diversas áreas, pela adesão de diversos espaços comerciais ligados à Arte e à Cultura, que se foram associando ao projecto e que participam activamente nos eventos colectivos organizados assiduamente.
Pelo menos seis vezes por ano, com uma periodicidade de sensivelmente 1 mês e meio, 22 Galerias de Arte Contemporânea, localizadas na Rua Miguel Bombarda e nalgumas artérias adjacentes, inauguram simultaneamente exposições de artistas plásticos nacionais e estrangeiros.
A proximidade de todas as galerias, constitui um enorme pólo de atracção para os amantes das artes que, assim, têm a oportunidade de, numa única visita contemplarem diferentes propostas artísticas.

Claro que a ideia da concentração das galerias numa mesma zona não é inédita, mas pensamos que os bons exemplos podem e devem ser copiados ou pelo menos servir-nos de inspiração.

Na Inauguração simultânea de Setembro de 2007, passámos a contar com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer Empresa Municipal, e com o apoio privado da Famous Grouse.  
Gerou-se assim um ainda mais intenso movimento de pessoas, que aderiram e afluem a cada inauguração, motivadas pela maior publicidade e visibilidade que estes novos apoios vieram dar através da animação da Rua.

No passado dia 7 de Março de 2009, 14 anos passados desde o início daquilo que viria a ser o agora chamado “Bairro das Artes”, foi, pelo Dr. Rui Rio, ilustre Presidente da Câmara do Porto, inaugurado o troço pedonal das Ruas Miguel Bombarda e Boa Nova, após o término das obras de requalificação e revitalização.
Este projecto, que surgiu de uma ideia, a ideia de Fernando Santos, teve início em 1998 com a intenção de marcar para a posteridade aquele que foi em 2001 o Porto – Capital Europeia da Cultura.
A ideia foi apresentada, discutida e transformada em projecto, ao qual se associaram Ângelo de Sousa, eminente artista e autor do traçado e o Arquitecto Filipe Oliveira Dias, responsável pelo projecto de reabilitação da rua que a autarquia veio agora pôr em prática.

Assim, e após 11 anos de sucessivos avanços e recuos, promessas por cumprir e esperanças defraudadas, a Rua Miguel Bombarda está finalmente mais bonita, mais viva, mais dinâmica e pronta para enfrentar um futuro que se espera, para a Cidade do Porto, de afirmação, garra e dinâmica, características que desde sempre, e por tradição ancestral, lhe estiveram associadas.

Joana Ferreira Gomes
Galeria Fernando Santos, Março 2009