Fechar

Ana Vidigal – “Contra Parede” – Museu do Côa

22.02.2022
Partilhar

Museu do Côa
02 Outubro – 21 Novembro 2021
Contra-parede apresenta em diálogo as obras dos artistas Ana Vidigal, Nuno Nunes-Ferreira e Pedro Gomes.

Ana Vidigal
Ana Vidigal – Contra Parede – Museu do Côa

Partindo de uma discussão alargada em torno da parede — nomeadamente, grutas pré-históricas, fachadas dos edifícios das civilizações antigas, igrejas cristãs desde a Idade Média, fresco medieval, trompe-l’oeil renascentista, muro de Berlim, murais de cariz político e os grafito —, como lugar privilegiado para a intervenção no espaço público, os artistas propõem, de diferentes modos, questionar o espaço arquitetónico em que as obras são apresentadas.
Considerando, simultaneamente, o espaço social, histórico, cultural e político em que os equipamentos museológicos se inserem, as obras promoverão um diálogo frutífero sobre o papel da arte junto das comunidades locais em que se apresentam.

Ana Vidigal, atendendo às questões domésticas e feministas do seu trabalho, desenvolveu obras que implicam um humorístico sentido político e que indagam o debate pertinente entre os domínios público e privado.
Nuno Nunes-Ferreira, com recurso ao seu imenso arquivo de jornais e revistas, realizou um mural que alude às questões políticas do Estado Novo e a prevalência da liberdade onde a voz e o discurso individual se encontram como um bem comunitário.
Pedro Gomes apresenta desenhos por módulos, imagens que se podem estender como papel de parede, que confrontam o espaço arquitetónico através de representações dos dispositivos históricos museográficos recorrentes entre o século XIX e o cubo branco do século XX.

Adicionando o prefixo “contra” a “parede” recorre-se ironicamente à contradição para infringir um confronto com as instituições que se erguem através das estruturas arquitectónicas e dos seus significados de poder.
De facto, ao cobrir a parede e ao ocupar a quase totalidade do espaço expositivo, as obras apresentadas no projecto Contra-parede conquistam espaço de visibilidade que, através da intervenção activa dos artistas e do público como espectadores informados, se revelam espaços subvertidos de contra-poder.

arte-coa.pt