Fechar

João Jacinto – O Ódio é Figurativo

21.03 25.04.2015
Galeria Fernando Santos
Partilhar

Os desenhos feitos «assim»
Os desenhos não têm nenhum «assim» de serem feitos. Quem poderá acreditar que há um «assim» de os fazer?
Não é a esta ausência de um «assim» que devemos a ansiedade que envolve o acto de desenhar? Mas há um «assim» que se gosta de pensar ter sido o seu. Mas será que o foi? Em quantas, de tantas as vezes, a palavra diverge do pincel?

O primeiro gesto divide-se entre esboçar no ar o súbito impulso rumo à abstracção da forma, e pegar no papel.

Pegue-se no papel.

Preferem-se os papéis de algodão. São mais porosos, com uma superfície a um primeiro toque áspera, mas de uma aspereza semelhante à de muitas peles: uma aspereza permeável. Uma aspereza de superfície que desfaz o traço do carvão num seu desperdício de pó negro, mas que lhe absorve a poeira. Uma aspereza que parece contrariar o fluir dos líquidos que se venham a derramar sobre si, mas que os absorve e instantaneamente os faz parte de si: circulação interna a fazer do desenho «superfície», em vez de «na superfície».

E o súbito impulso que leva à marca, à primeira marca, o que o faz? A dianteira da mão? Esse desequilíbrio manual?

A primeira marca que se atreve a inscrever na página é já tão definitiva quanto ainda provisória. É definitiva porque tem o poder de uma data, inscreve a irreversível diferença. Mas provisória porque toda ela é só procura de encontro, nada do que de «visível» a fez mover a faz ficar. É preciso aguardar o «invisível», uma subtil alteração da respiração que a faça quedar-se antes, sempre um pouco antes do que na verdade era «ter sido». É esse o «quase» de que se fazem os desenhos.

O papel foi colocado no chão, ou agrafado na parede. Muitas vezes mudará de lugar. Há marcas que exigem a verticalidade da superfície, há outras que implicam outras orientações. A energia e a firmeza de um traço, ou o seu modo preciso de assentar na superfície e a «acentuar», ditam diferentes colocações da página. Por outro lado, é o próprio facto de o papel se encontrar caído no chão, ou agrafado na parede, que acaba por reclamar de modo diferente, e levar a uma diversidade no marcar. Cada lugar traz o seu enxurro, e é desses aluviões que são feitas as qualidades destes desenhos.

Agora, com que marcar? Com que instrumento, com que material?

De entre todos os materiais prefere-se o carvão vegetal, o pastel seco, a cinza e a tinta de óleo.

No carvão gosta-se do seu lado volúvel, o modo como denota no seu comportamento aquilo com que se articula. Gosta-se do modo como se consome ao traçar, como se desperdiça em poeira e do que essa poeira traz para o traço: umas vezes a tornar-lhe ambígua a firmeza, outras a maximizar-lhe a força. A possibilidade da aplicação de camada sobre camada, próxima da pintura, dá-lhe uma «demora» que o torna apetecível.

O pastel seco só se usa de cor preta. Só preto, e por causa do carvão. O pastel seco tem uma intensidade regular e um «peso» que, em confronto com o carvão vegetal, parecem artificiais. É por causa dessa oposição que é usado. E é também porque, quando inscrito sobre papel húmido, o seu traço se aproxima da pincelada da pintura. Isso permite ainda jogar com a surpresa que é desenhar primeiro só com água, quase invisível, e só depois friccionar o pastel sobre a página, para que nas zonas humedecidas o traço se transforme em pincelada negra.

No óleo gosta-se de tudo: do cheiro, da viscosidade, do brilho, e de como o óleo se entranha nas unhas e na pele.

Depois há a demora, indissociável do óleo. A demora da sua dissolução, a da sua secagem, e a demora em que subjuga o olhar. Nunca o óleo nos dá a cor no «instantâneo». Mas nenhuma cor é «instantânea», a cor é uma progressiva sedimentação e uma insinuante impregnação. E o óleo oferece esse tempo. O óleo é o «tempo» da cor, a pintura.

Mas também há que o subverter, fazê-lo incorporar as migalhas de pão da improvisada borracha com que sistematicamente se corrigiu a muita incerteza do traçar, e assim, fazê-lo uma coisa moldada por dentro – porque o miolo de pão endurece mais velozmente por comparação com a solidificação do fluído de cor. Ou misturá-lo com cinza, não só temperando a cor com a memória do fogo e acertar-lhe o calor, como, transformando-o de viscoso fluído em húmido granulado, fazer o colorir assemelhar-se a varrer um chão e maliciosamente deixar que a «sujidade» se deposite nos sulcos da superfície.

Foi «assim» que estes desenhos foram feitos, ou pelo menos é «assim» que se diz.

Apesar de se desenhar sempre o «Mesmo», cada desenho é sempre um novo modo de actuar. Com cada marca realizada, e com cada modo de o fazer, tenta-se aumentar o que nunca é. A cada traço que se faz só há mais universo.

João Jacinto, 2015

00