Fechar

José Almeida Pereira – Zeros e Uns

04.06 30.07.2011
Galeria Fernando Santos (Project Room)
Partilhar

José Almeida Pereira
Zeros e Uns
4 Junho a 30 Julho 2011

“Zeros e uns” é uma exposição constituída por duas obras que se questionam simultaneamente. Um stencil que se serve de uma máscara pouco ortodoxa, e um vídeo constituído por uma sequência ritmada de imagens/ícones de empresas e corporações multinacionais.
São exercícios visuais que partem de elementos do mundo económico e financeiro para sugerir prováveis estruturas daquilo que recebemos como axiomático e/ou transparente.
“Zeros e uns” é o título da peça que dá nome à mostra e que por sua vez sugere um elemento inerente a toda ela – um código binário que aparentemente tudo pode enunciar.”

Com esta instalação comprova-se uma vez mais que a polifacética produção do artista recorre amiúde a simbolismos visuais que assentam numa estratégia apropriacionista e descontextualizadora, destacando-se a multiplicidade de significados que subtilmente apresenta.

Nota Biográfica
José Almeida Pereira (Guimarães, 1979), é um jovem artista licenciado em Artes Plásticas e mais recentemente mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Conquistou em 2003, o 1º. Prémio Rothschild de Pintura e em 2004, e o 1º. Prémio no âmbito da Exposição Colectiva, “Outros Lugares” na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Contando no seu percurso artístico com duas exposições individuais na Galeria Fernando Santos, teve em Novembro de 2009 um projecto de instalação vídeo e pintura mural, Olhar Amplo, no Espaço Project Room da Galeria.
Almeida Pereira teve igualmente o seu trabalho exposto no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, na Reitoria da Universidade do Porto no âmbito do mestrado, e em vários espaços alternativos tais como o Espaço Apêndice e o Espaço Campanhã na Cidade do Porto, e o Espaço Avenida em Lisboa.
Foi responsável, em conjunto com Cristina Regadas e Miguel Flor pela programação do Espaço Fundação, onde apresentou em Novembro do ano passado, Alguns Reais.
Participou igualmente no projecto recentemente apresentado por Paulo Mendes, Ceci N’est Pas Une Retrospective (InTransit + WC Container) para terminar o ciclo de exposições que assinalou dez anos de programação regular do projecto (1999-2000).