Fechar

Pedro Quintas – Snapshot Square

22.01 05.03.2011
Galeria Fernando Santos (Project Room)
Partilhar

Pedro Quintas
Snapshot Square

Project Room
22 Janeiro a 5 Março 2011

Pedro Quintas – Snapshot Square, 2010 – Project Room

Uma fotografia por dia
“No início dos anos sessenta a Kodak lançou uma serie de câmaras baratas com poucas ou nenhumas regulações que permitiam a qualquer pessoa ter uma câmara de bolso e fazer fotografias “point and shoot” sem qualquer conhecimento técnico.
O sucesso foi estrondoso e durante os anos sessenta e setenta foram vendidos milhões.
Durante esse período começaram a aparecer câmaras ainda mais baratas essencialmente dedicadas às crianças. Muitas foram feitas para serem oferecidas como brindes ou prémios. Eram totalmente feitas em plástico incluindo as lentes e foram designadas “toy cameras”. Assim os resultados das fotografias tiradas com essas máquinas eram totalmente aleatórios e muitas vezes surpreendentes.
Sempre gostei dos erros aleatórios produzidos pela pouca qualidade das câmaras fotográficas dos primeiros telemóveis, mas hoje em dia com os avanços tecnológicos, qualquer câmara barata de um telemóvel consegue tirar fotografias com uma qualidade razoável e sem grandes margens para erros aleatórios.
Mas com o iPhone, um telemóvel onde é possível instalar várias aplicações algo mudou. Vários programadores criaram simuladores das famosas “toy cameras”.
Após instalar uma dessas aplicações fiquei muito entusiasmado com resultado. Finalmente tinha uma “toy camera” no bolso 24 horas por dia sem os “problemas” da fotografia analógica.
Após várias experiências decidi-me por um projecto. Fazer uma fotografia por dia e construir uma página documental na internet.
Nesta exposição estão todas as 365 fotografias tiradas durante o ano de 2010.”

Pedro Quintas, 2010

Pedro Quintas – Snapshot Square, 2010