Fechar

Miguel Palma – Exterior

06.03 10.04.2010
Galeria Fernando Santos (Espaço Padaria Independente)
Partilhar

Miguel Palma
Exterior

Espaço Padaria Independente
6 Março a 10 Abril 2010

Neste projecto que a Galeria Fernando Santos apresenta, Miguel Palma propõe uma abordagem aos elementos naturais (céu, mar, terra) pela utilização de diferentes meios de transporte e tecnologias que diariamente vão sendo levados aos seus limites para expandirem a possibilidade de exploração e viagem.
Esta proposta não só revela as interdependências entre o natural e o artificial, mas explora igualmente o desenvolvimento de cada um destes confrontando-os e/ou isolando-os.


Miguel Palma (Lisboa, 1964) vive e trabalha em Lisboa.
Estudou na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa entre 1984 e 1986.
Na primeira fase da sua carreira artística, a segunda metade dos anos 80, adopta preferencialmente o betão e o ferro para desenvolver em escultura um trabalho que interpreta, nas formas dos objectos, realidades portadoras de um sentido estético.
Palma desenvolve projectos artísticos em vários formatos e áreas desde 1989 e as suas peças exploram temas relacionados com o desenvolvimento tecnológico desenfreado, propondo caminhos (irónicos e) alternativos para esta necessidade de “novo”.
Em 1989, quando realiza a sua primeira exposição individual, Palma propõe já uma instalação intitulada Ludo, na qual estão presentes uma série de peças que reproduzem artefactos e equipamentos associados a determinados jogos e divertimentos.
Os inventivos, demolidores, exaustivos, inúteis, complexos, desconcertantes e fantasiosos circuitos maquinais de Miguel Palma dialogam com o tempo que passa. Engenheiro do tempo perdido, apropria-se e subordina os objectos a uma ludicidade construída num registo proto-infantil que comove e perturba. Sonhador, multifacetado e habilidoso Gepetto (assim auto-denominado no vídeo “Pinóquio”, Palma assume simultânea e subversivamente papéis tão diversos como os de arquitecto, maquetista, escultor, designer, artista, engenhocas ou engenheiro. 
Apresentou importantes exposições na Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Berardo, Culturgest, MNAC / Museu do Chiado; Museu Serralves;  Bloomberg Space – Londres;  Prospect.1 Bienal de New Orleans; Location One, ISE Foundation – Nova Iorque; Faulconer Gallery – Iowa; MUDAM – Luxemburgo; Museu Patio Herreriano, Centro 2 de Mayo – Madrid, Laboral – Gijón; e Villa Arson – Nice entre outros.