Fechar

Pedro Quintas – 2009

23.01 27.02.2010
Galeria Fernando Santos
Partilhar

Pedro Quintas
2009

23 Janeiro a 27 Fevereiro 2010

Pedro Quintas apresenta, nesta que é a sua primeira exposição individual na Galeria Fernando Santos um conjunto de 11 telas realizadas integralmente no decurso do ano de 2009.
A sua pintura caracteriza-se de uma forma muito genérica por uma linguagem gráfica, representações seriais, padrões geométricos, repetições e jogos de formas e cores quase hipnóticas numa influência óbvia da Op Art.
Cores lisas e homogéneas cujos contrastes sugerem a ideia de espaço e tridimensionalidade.
Uma dinâmica provocada, por um lado, pelo uso de formas simétricas e assimétricas, por outro lado pela repetição de padrões geométricos e ainda uma ausência de signos e significações aparentes num contraponto ao excesso comunicacional da actual cultura de massas, são de uma forma geral características da pintura de Pedro Quintas e em particular das obras que compõem esta exposição, marcando este mais recente retorno à pintura por parte do artista.

Pedro Quintas (Lisboa, 1972)
Terminou em 1999 o Curso de Pintura e em 2001 o Curso de Belas Artes do Ar.co (Centro de Arte e Comunicação Visual em Lisboa).
Expondo regularmente, e essencialmente pintura e desenho, inicia em 2004 a exploração de novos meios, tais como a fotografia digital e vídeo assim como a exploração da interacção entre o som e a imagem em performances em tempo real.
Desenvolve desde 2005, em parceria com Ricardo Guerreiro, um projecto onde a interacção entre a imagem e o som em tempo real são exploradas em performances.
Até há bem pouco tempo, Pedro Quintas, mantinha a incidência do seu trabalho na fotografia digital manipulada, tendo, no entanto, e sempre, a pintura como base e referência.
Tem participado em várias exposições individuais e colectivas desde 1997, das quais se destacam:
Galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira (2006); “Um e os outros”, Casa das Artes, Tavira (2004); Prémio Celpa/Vieira da Silva Artes Plásticas Revelação (2003); “Desenhos no Século, Continuação 3”, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa (2003); Galeria Municipal Paços do Concelho da Câmara Municipal de Torres Vedras (2003); “Lisboa-London/Paintings in Hospital”, Hammersmith Hospital, Londres (2002); Centro Cultural de Lagos (2001) entre outras.