Fechar

Noé Sendas – Cinema Loop – Arco’10 Madrid

17.02.2010
Partilhar

NOÉ SENDAS
The Indifferent, 2008/09

Vídeo, Som, Stereo, 6’30’’ +
Escultura, polyester, metal e roupas, dimensões variáveis

Com curadoria de Carolina Grau (Curadora Independente sediada em Londres) e Paul Young (Crítico de Arte e curador sediado em Los Angeles) a secção CINEMALoop integra pela primeira vez a ARCO 2010 em colaboração com a LOOP, Feira e Festival de Vídeo Arte, Barcelona.

The Indifferent é uma viagem transversal através de um vasto repertório cinematográfico de imagens e sons trazidos ao domínio público, intercalando imagens dos anos 70 com imagens de antigos filmes obscuros e uma escultura/figura sentada na mesma sala de cinema em que nos encontramos. O resultado final é um cenário inquietante organizado em torno do conceito de tensão e desespero. Um filme denso, um pesadelo que parece ser conduzido pela personagem principal ausente, absorvida por uma narrativa perversa e por uma lógica alegórica.

Noé Sendas (Bruxelas, 1972) vive e trabalha em Berlim e iniciou o seu percurso artístico no final dos anos 90. Sendas recorre a diferentes meios de expressão: vídeo, escultura, desenho, som e instalação. Referências mais ou menos explícitas a artistas, literatura, cinema e musica são parte importante da matéria prima das suas criações. Temas específicos relacionados com a reflexão e prática nas artes visuais podem também ser acrescentados ao seu repertório, como sendo, o corpo como uma entidade simultaneamente teórica e material; os mecanismos de percepção do observador e o potencial discursivo dos seus métodos expositivos. O tema principal e recorrente de Sendas é a exploração do conceito de perda.

Pavilhão 10 | Stand CI_02 | CinemaLoop
17 a 21 Fevereiro 2010
IFEMA – MADRID