Fechar

Os NikiaΣ do Nikias no MNAC

10.02.2023
Partilhar

São 80 obras da colecção pessoal do artista Nikias Skapinakis que se apresentam ao público numa exposição a inaugurar dia 08 de Fevereiro no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. A colecção do pintor inclui, entre outros, o único auto-retrato do pintor de ascendência grega, o primeiro retrato da poetisa Natália Correia, um conjunto de desenhos executados aquando da sua detenção no Aljube os dois quadros finais da série “Quartos Imaginários” (“A janela de Caspar Friedrich” e “A janela de Almada Negreiros”), bem como as paisagens monocromáticas de 2020, ano em que faleceu. Fora desta mostra ficaram obras de algumas fases conhecidas como os retratos colectivos das décadas de 60 e 70 e as paisagens de Lisboa.

A curadoria da exposição é de Helena Skapinakis e Maria de Aires Silveira e procura revelar os gostos pessoais do artista quanto a uma colecção feita para o seu espaço privado. Da mesma escolha curatorial fazem parte os textos que o pintor Nikias Skapinakis escreveu ao longo do seu percurso artístico, muitas vezes em forma de comentário às próprias pinturas o que revela que apesar de ter defendido que a pintura dispensa explicações, Nikias não abdicava delas.

Além de outras actividades, esta exposição antecede o congresso organizado pelo MNAC e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, congresso esse dedicado à obra de Nikias Skapinakis e a decorrer entre 01 e 02 de Março. “Os NikiaΣ do Nikias” ficará patente ao público até 21 de Maio.