Fechar

Micropolíticas no Centro de Arqueologia e Artes de Beja

16.03.2024
Partilhar

O Centro de Arqueologia e Artes de Beja apresentará, de 17 de março a 27 de julho de 2024, a exposição “MICROPOLÍTICAS: Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado”. Esta exposição integra as celebrações do 25 de abril e destaca práticas artísticas que visam a construção de comunidades, abordando questões contemporâneas. Com mais de 30 obras, a exposição apresenta tanto aquisições recentes da Comissão de Aquisição de Arte Contemporânea, exibidas pela primeira vez ao público, como peças do seu acervo, incluindo obras de artistas como João Louro (“Compressed Words”, 1999) e René Bertholo.

A exposição é resultado de uma colaboração entre os Museus e Monumentos de Portugal e o Município de Beja, com a organização conjunta do Centro de Arqueologia e Artes de Beja e da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE). Esta parceria visa a circulação da arte contemporânea pelo território nacional, oferecendo ao público uma oportunidade única de apreciar obras representativas do panorama artístico atual, tanto de artistas nacionais quanto internacionais.

Assim, a mostra não só destaca a relevância das práticas artísticas na construção de esferas comunitárias e na abordagem de questões contemporâneas, mas também fortalece a colaboração institucional e a circulação da arte contemporânea em Portugal, proporcionando uma experiência enriquecedora para os visitantes do Centro de Arqueologia e Artes de Beja.

A exposição tem curadoria de Fernando J. Ribeiro e Sandra Vieira Jürgens.