Fechar

Bernardi Roig no Casal Solleric, Palma de Maiorca

30.01.2024
Partilhar

De 1 de fevereiro a 14 de abril de 2024, o Casal Solleric de Palma de Maiorca, apresenta a exposição “La habitacion roja” de obras do artista Bernardi Roig. A exposição é uma imersão no universo artístico singular de Bernardi Roig, onde os espaços do Casal Solleric em Palma de Maiorca se transformam em palco para as suas obras marcantes. Desde a imponente instalação no pátio que combina materiais como poliestireno expandido e luzes para criar uma atmosfera envolvente, até à intrigante figura na varanda da fachada principal, cada espaço é meticulosamente ocupado e reinventado pela visão do artista.

No interior, a Sala Vermelha torna-se o epicentro emocional da exposição, com instalações fotográficas e de vídeo que desafiam as fronteiras entre realidade e imaginação. “Lámpara de Ariadna” e “El hombre de la lámpara” transportam os visitantes para um mundo de simbolismo e reflexão, enquanto exploram temas como a luz, a solidão e a busca pela identidade.

Através da videoinstalação “Naufragio del rostro” na Vitrine, Bernardi Roig fecha o círculo da sua narrativa sobre a condição humana. Com imagens vibrantes e trilha sonora envolvente, a obra transcende as barreiras do tempo e do espaço, provocando uma reflexão contundente sobre a fragilidade e a beleza da existência. Assim, a exposição oferece uma jornada sensorial e intelectual, convidando os visitantes a explorar os recantos mais profundos da alma humana através da arte de Bernardi Roig.

Bernardí Roig, nascido em Palma de Maiorca em 1965, é um artista multimédia conhecido pelo seu trabalho em escultura, fotografia e vídeo, explorando a representação do corpo humano através de uma variedade de materiais não convencionais. As suas criações frequentemente abordam temas como a morte e a imortalidade, utilizando instalações de figuras brancas feitas de resina de poliéster interagindo com esculturas de luz surreais. Além da resina, Roig trabalha com fogo, cinzas, carvão e madeira queimada. Suas obras estão presentes em inúmeras coleções públicas, incluindo o Museu de Arte Contemporânea de Verona, na Itália; a Fundação Ludwig em Havana, em Cuba; o Museu Reina Sofía em Madrid, na Espanha; e o Museu de Arte Saikade em Kagawa, no Japão. Atualmente, o artista divide seu tempo entre Madrid e Binissalem, em Maiorca, Espanha.