“Histórias de Família” e “Dias de Verão” são os títulos de duas exposições individuais que integram obras da autoria da artista Ana Vidigal. “Histórias de Família” abriu ao público no MEIAC (Museu Estremenho e Ibero-Americano de Arte Contemporânea em Badajoz) dia 18 de Junho estará aberto ao público até 05 de Outubro. Esta mostra tem curadoria de Patrícia Reis e reúne obras de 4 décadas de carreira da artista portuguesa. É composta por cartas, objectos pessoais, fotografias, recortes de jornais e revistas que desconstroem a ideia de universo familiar para reinterpretá-lo a partir da emoção e da memória.
“Dias de Verão: uma espécie de antologia de Ana Vidigal” é o título da exposição que Ana Vidigal vai apresentar na Zet Gallery no Verão de 2025, entre 27 de Junho a 13 de Setembro. Com curadoria de Helena Mendes Pereira, a antologia reúne cerca de três dezenas de obras produzidas nos últimos 25 anos e que procuram revelar uma artista que combina o exercício da memória com a ironia. Ana Vidigal apresenta-se também como uma artista precursora que soube construir um corpo artístico onde questões como o feminismo ou a luta anticolonial estão presentes.
A par destas exposições individuais Ana Vidigal também está presente com obra de sua autoria nas mostras “Lúcido Devaneio” (Galeria Municipal do Porto, de 12 de Julho a 12 de Outubro, Curadoria de Hiuwai Chu & Raphael Fonseca), “Azul em Festa” (Museu Marítimo de Ílhavo, 17 de Maio a 19 de Outubro, Curadoria de Fátima Marques Pereira) e “Joga o Jogo” (MU.SA – Museu das Artes de Sintra, Sintra, 17 de Maio a 31 de Agosto, Curadoria de Hugo Dinis).