A Fondazione dell'Albero d'Oro é um palácio no Grande Canal de Veneza que funciona como espaço de galeria e atende ao aprimoramento artístico, cultural e educacional de residentes e visitantes. Embora o programa já tenha começado com 'Opera in Studio', que está em exibição no palazzo desde dezembro de 2021 e inclui a exposição individual de 'A baby girl' de Lorenzo Tiepolo, o próximo evento da lista será realizado este ano.
Intitulada 'Bosco Sodi no Palazzo Vendramin Grimani', a exposição receberá Bosco Sodi no Palazzo Vendramin Griman.
Com curadoria de Daniela Ferretti e Dakin Hart e co-produzida pela Axel Vervoordt Gallery, com sede em Antuérpia, e pela Kasmin Gallery, com sede em Nova York, a exposição comportará várias obras de Bosco Sodi, algumas das quais serão criadas no próprio palácio pelo artista durante a residência que está programada para começar a 21 de fevereiro de 2022 e durar até 10 de março de 2022.
Esta residência artística testemunhará Sodi, no seu elemento natural, produzindo obras utilizando a sua técnica muito própria de depositar camadas de uma mistura de serragem, polpa de celulose, cola e pigmento sobre a tela, e posteriormente deixar a natureza agir sobre elas.
“A ideia é chegar a um certo estado de espírito, no qual se possa enfrentar tudo o que envolve fazer uma pintura. No final das contas, o processo é o que mais importa”, refere o artista mexicano Bosco Sodi sobre o seu processo criativo.
“Toda a pintura é mais uma textura do que uma ideia a ser transmitida. No meu trabalho posso decidir o 'suporte' determinando a forma e o tamanho da tela, mas a forma mágica e orgânica que emerge está completamente fora do meu controlo. É assim que se decide a forma da pintura”, diz Sodi. Além do método peculiar empregue pelo artista nas suas peças, utiliza igualmente pigmentos únicos para imbuir as suas criações de uma originalidade irrestrita.
Entre as outras exposições que ocuparão os espaços do Palazzo nos próximos dois anos, destacam-se 'Opera in Studio', 'Niccolo Manucci', 'Ritorno A Casa' e 'Artist in Residence', que contará com as obras criadas por outro artista no palácio.
Sobre Bosco Sodi
Bosco Sodi é um artista mexicano que usa as suas pinturas de cores vivas como uma rota para perceber e comunicar o poder emocional que ele sente e que emana de tudo que é natural.
Guiado por uma abordagem intensa onde Sodi continua a trabalhar nas suas pinturas non stop, o seu trabalho requer quantidades equivalentes de trabalho físico e intelectual.
Sobre a Galeria Axel Vervoordt
A Galeria e design de interiores com sede na Bélgica, Axel Vervoodt, é uma empresa familiar, idealizada e fundada por Axel quando descobriu uma série de edifícios dos séculos XV e XVI no centro de Antuérpia.
A galeria baseia-se na filosofia atemporal de viver para e com a arte, um mantra que os orienta a respeitar a arquitectura, a buscar constantemente a beleza e a qualidade e o desejo de descobrir a harmonia latente entre passado, presente e futuro.
A exposição 'Bosco Sodi no Palazzo Vendramin Grimani', estará patente de abril a novembro de 2022 no Palazzo Vendramin Grimani em Veneza, Itália.