Fechar

Cristina Massena finalista do Prémio Norberto Fernandes

11.06.2024
Partilhar

A Fundação Altice anunciou em Janeiro deste ano o Prémio Norberto Fernandes que visa promover a Arte Contemporânea dando a conhecer projectos inovadores nas categorias de Arte e Tecnologia e Jovens Artistas. O prémio, destinado a artistas portugueses ou residentes em Portugal até 35 anos, tem uma Comissão Avaliadora constituída por Adelaide Duarte, historiadora de arte, investigadora e subdiretora do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Manuel da Costa Cabral, pintor, fundador do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual e diretor do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1994 e 2011, e Pedro Portugal, cofundador dos movimentos artísticos Homeostética, Ases da Paleta, Etno-Estética, Explicadismo, Pandemos, Zuturismo, Arthomem e KWZero.

De entre as cerca de 250 candidaturas recebidas, foram seleccionadas 20 propostas candidatas a dois prémios. Na categoria de Arte e Tecnologia o montante em causa é de 30 mil euros, sendo 15 mil em valor monetário e 15 mil em aquisições. Neste âmbito, a candidatura a destacar é a de Cristina Massena que ficou entre os 20 seleccionados. Acerca da mesma a artista refere que Artificial Landscapes surgiu “da ideia de explorar a interseção entre pintura e impressão 3D sobre papel, com o intuito de explorar imaginários de paisagens ficcionadas, e questionar como a tecnologia de impressão 3D influencia a materialidade e a experiência artística. A obra inicial foi realizada com tinta de acrílico preta sobre papel, e a partir da base bidimensional, o projeto ganhou verticalidade para a criação de uma série de 20 desenhos impressos em 3D sobre papel de 300gr com formato A3.”

A sua proposta ao prémio, entre outras, estará em exposição no Espaço da Colecção da Fundação Altice no Fórum Picoas em Lisboa em data e por tempo a anunciar.