Pedro Calapez (Lisboa, 1953) apresenta no Museu de Aveiro a exposição “Deste espaço luminoso e obscuro” composta por obras da Colecção de Serralves, da Colecção do Município de Aveiro e da colecção do artista o que resulta numa mostra onde a pintura e o desenho, essenciais na prática artística de Pedro Calapez, estão em evidência.
A ausência da figura humana na obra de Pedro Calapez abre espaço para o observador fazer o seu percurso por entre as obras e o espaço que as contém. Por outro lado estão sempre presentes a exploração da cor em obras que nos lembram lugares ou esboços de espaços.
Nesta exposição organizada pela Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea do Porto serão apresentados ao público trabalhos nunca antes revelados nos quais se nota o afastamento da cor que se por um lado nos remetem para um lado menos conhecido da sua obras, por outro também nos indicam o caminho para referências da História da Arte, da Literatura e da Arquitectura. Obras recentes e outras históricas constituem esta mostra que coloca em evidência as linhas que regem o seu percurso artístico ao longo de mais de 40 anos.
“Deste espaço luminoso e obscuro” tem curadoria de Joana Valsassina e integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves cujo objectivo é dar a conhecer o acerco da Fundação de Serralves a públicos diversificados e localizados em todas as regiões do país.