Colecção de Serralves: Obras Recentes
15.03 – 10.06.2013
“Colecção de Serralves: Obras Recentes” assinala um interesse renovado pelo acervo da Fundação através de um programa de exposições e apresentações especiais que decorrerão ao longo de todo o ano no Museu e na Casa de Serralves.
A primeira da série dá a ver uma seleção de obras integradas na Colecção de Serralves desde 2009 através de aquisições, doações de artistas ou depósitos. Representativa de abordagens distintas mas preocupações afins de artistas residentes não só na Europa como no Brasil, México, África do Sul e Estados Unidos, a mostra revela novas formas de produção artística da última década.
“Circa1968”, a exposição inaugural do Museu apresentada em 1999, lançou os alicerces para a Coleção de Serralves por referência a uma década fulcral em que novas atitudes emergiram na cena artística portuguesa e internacional. Assinalando o décimo aniversário do Museu, “Serralves 2009: A Coleção” mapeou o crescimento do acervo em função daquele marco histórico. A presente mostra centra-se agora no início dos anos 2000.
Projectando-se para além do enquadramento internacional como ponto de referência para a arte e os artistas portugueses, apresentações futuras do acervo continuarão a celebrar histórias da arte cruzadas e paralelas, a refletir sobre contextos específicos integrantes de uma realidade global contemporânea. Em sintonia com a arte do nosso passado recente, a Colecção propõe-se examinar o modo como a arte de hoje antecipa aspectos do nosso futuro.
Gerardo Burmester, Pedro Cabrita Reis, Marcelo Cidade, José Pedro Croft, Carla Filipe, Rita McBride, Charlotte Moth, Paulo Nozolino, Damián Ortega, João Penalva, Fernando José Pereira, Ana Maria Tavares, Guy Tillim, Francisco Tropa, Adriana Varejão, !Von Calhau!