Fechar

Helga de Alvear (1936-2025)

03.02.2025
Partilhar

Faleceu esta Segunda-Feira a galerista e coleccionadora espanhola Helga de Alvear. A directora do Museu com o seu nome que a coleccionadora inaugurou em 2021 em Cáceres, Sandra Guimarães refere que esta era uma “Figura-chave no desenvolvimento da arte contemporânea” em Espanha. “Helga de Alvear será para sempre recordada pela sua admirável generosidade e pelo seu imprescindível papel no desenvolvimento do contexto artístico espanhol e internacional”, disse a directora do museu. “Helga foi uma líder visionária que teve um impacto indelével nos artistas com que trabalhou.”

Helga de Alvear começou a comprar arte em 1967 a uma amiga, a galerista Juana Mordó. Poucos anos depois estava a trabalhar nessa mesma galeria que posteriormente adquiriu. Em 1995 abre galeria em nome próprio em Madrid. Juntamente com outras galeristas da sua geração foi responsável pela formação da feira de arte ARCOMadrid que tem também uma edição nacional (ARCOLisboa) e vai já na sua oitava edição.

Entre as várias distinções que recebeu destaca-se a Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa que foi entregue à galerista e coleccionadora em 2024 em Cáceres.