No próximo dia 26 de abril a Faculdade de Belas Artes homenageia o artista espanhol Luis Gordillo com a atribuição da Medalha de Honra da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
A cerimónia desta homenagem decorrerá na Aula Magna da Faculdade às 15 horas da próxima quinta-feira, 26 de abril, com a apresentação do artista e da sua obra pelo Professor Doutor Bernardo Pinto de Almeida e entrega da Medalha de Honra da Faculdade ao artista Luis Gordillo.
Será atribuída esta insígnia a Luis Gordillo “pelo notável percurso artístico no plano internacional desde os anos 50, prémio Velasquez para as artes em 2007 e pelo vigor inspirador da sua pintura sempre atuante e que se supera surpreendentemente” refere o Diretor da Faculdade, na deliberação de atribuição da Medalha de Honra.
Esta cerimónia, aberta a toda a comunidade, será seguida por um Porto d’Honra.
Breve nota biográfica
Nascido em Sevilha, em 1934, Luis Gordillo tornou-se uma referência artística na criação pictórica espanhola das últimas décadas. Tendo assimilado ao longo dos seus estudos de Belas Artes em Sevilha as novas linguagens criativas das últimas cinco décadas e posteriormente influenciado pelo Informalismo, pela Pop Art e pela Nova Figuração, Gordillo configurou a sua estética de uma forma muito pessoal e invulgar, sempre acompanhado pela ambição de criar novos discursos baseados no seu interesse particular pela psicanálise, pela cinematografia e pela música. O seu já longo percurso artístico, marcado por uma continua experimentação e procura de novas técnicas, novos meios de produção e novos horizontes plásticos, levou-o a desenvolver universos, narrativas e simbolismos tão ricos e complexos e uma cada vez maior abstracção, onde universos paralelos coexistem em cartografias mentais e invulgares imagens caleidoscópicas. Luis Gordillo recebeu ao longo da sua carreira inúmeros prémios e reconhecimentos – dos quais se destaca o Prémio Velasquez para as Artes Plásticas atribuído em 2007 – expôs em importantes museus e espaços institucionais e a sua Obra integra as mais reconhecidas colecções públicas de Arte Contemporânea.