Realizada no âmbito da Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, a exposição “Imaginário Colectivo” dá continuidade ao programa de circulação da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE) no território nacional, apresentando um conjunto muito representativo de obras de arte de autores nacionais e internacionais.
Nesta mostra estão reunidas obras adquiridas pela Comissão de Aquisição de Arte Contemporânea — exibidas pela primeira vez ao público — e outras pertencentes ao seu acervo, que se encontram em depósito junto de várias instituições e municípios do país.
Num exercício de ampliação e de ativação da imaginação, a exposição propõe uma ideia forte de pesquisa, transversalmente presente na arte contemporânea, para, a partir dela, ensaiar uma narrativa construída em diálogo com o território e em articulação com os conceitos e fios condutores da programação de AVEIRO 2024: Identidade; Democracia; Sustentabilidade; Tecnologia.
Resultado de uma parceria estabelecida entre a Museus e Monumentos de Portugal e a Câmara Municipal de Aveiro, a exposição conta com a organização e colaboração conjunta das equipas dos Museus de Aveiro e da CACE.
A exposição, com curadoria de Sandra Vieira Jürgens integra, entre outras, obras de Rui Sanches. Para visitar no Museu de Aveiro até 22 de Setembro 2024.