João Tengarrinha
A Festa do Pensamento – waiting for yellow to turn blue
Espaço 531
3 Março a 17 Abril 2007
João Tengarrinha (Lisboa, 1970) tem desenvolvido um corpo de trabalho centrado na prática do desenho, em que a folha branca surge como mesa de experiências em torno da forma, da textura e do movimento.
A presente série, no seguimento de trabalhos anteriores como Montparnasse Bienvenue (2005), debruça-se sobre um questionamento óptico do traço e do próprio desenho, da possibilidade ou impossibilidade de ver.
O desenho é assumido como uma série de acções, ou secções, sucessivas: primeiro o registo em grafite do desenho no papel, depois a disposição de uma camada de resina em cima do papel.
Mais do que um filtro de visionamento da imagem, a resina problematiza esse próprio visionamento, condicionando a sua apreensão. De uma forma agressiva, empurra contra o papel o fluxo do desenho, gerando uma tensão entre o movimento do mesmo e a dificuldade da sua apreensão pelo público.
A resina contribui também para uma maior fisicalidade do desenho, que assim ganha corpo, sugere tactilidade. O desenho entra no campo da objectualidade, questão reforçada pela montagem das obras no espaço.
Filipa Oliveira, Maio 2006