Jorge Pinheiro
Coisas Várias
Espaço Padaria Independente
17 Janeiro a 28 Fevereiro 2009
Abandonando a figuração de herança realista, e a temática social que caracterizaram inicialmente a sua obra, Jorge Pinheiro desenvolveu, desde meados dos anos 60 e até 80, uma pesquisa abstracta geométrica.
No entanto a vontade de exercer comentários sobre a realidade histórica, cultural e artística fá-lo regressar à figuração pictórica.
Apresenta-se,
Óleos sobre tela, com uma marcante carga histórica, política e social, apoiada num sistema de metáfora de formas e conteúdos, de forte dominante irónica e emocional.
Uma série de 27 desenhos a lápis sobre papel de pequenas dimensões, com o título “À Memória de um Anjo”, 2005. Estes desenhos integram uma publicação, com o mesmo título, que inclui poemas de Albano Martins, editada em 2008 pela Modo de Ler, Editores e Livreiros.
Uma série de 20 pinturas a tinta da china e aguada de tinta da china sobre papel, de pequenas dimensões, de 2006 que integrarão num futuro próximo, a publicação de título “Chuva sobre o rosto” com poemas de Eugénio de Andrade, também pela Modo de Ler, Editores e Livreiros.