Centro de Arte Contemporânea de Bragança
Inauguração: 14 Janeiro pelas 15 Horas
Patente até 30 Março 2012
Após apresentação recente no Palácio da Galeria em Tavira e no Centro Cultural de Cascais (Fundação D. Luís I), inaugura no próximo dia 14 de Janeiro, numa parceria com a Galeria Fernando Santos (Porto), e pela primeira vez em Portugal, a exposição itinerante Pintura Interrogada, de Luis Gordillo, uma das mais relevantes figuras da arte abstracta em Espanha.
Nascido em Sevilha, em 1934, Luis Gordillo tornou-se uma referência artística na criação pictórica espanhola das últimas décadas.
Tendo assimilado ao longo dos seus estudos de Belas Artes em Sevilha as novas linguagens criativas das últimas cinco décadas e posteriormente influenciado pelo Informalismo, pela Pop Art e pela Nova Figuração, Gordillo configurou a sua estética de uma forma muito pessoal e invulgar, sempre acompanhado pela ambição de criar novos discursos baseados no seu interesse particular pela psicanálise, pela cinematografia e pela música.
O seu já longo percurso artístico, marcado por uma continua experimentação e procura de novas técnicas, novos meios de produção e novos horizontes plásticos, levou-o a desenvolver universos, narrativas e simbolismos tão ricos e complexos e uma cada vez maior abstracção, onde universos paralelos coexistem em cartografias mentais e invulgares imagens caleidoscópicas.
Luis Gordillo recebeu ao longo da sua carreira inúmeros prémios e reconhecimentos – dos quais destacamos o Prémio Velasquez para as Artes Plásticas atribuído em 2007 – expôs em importantes museus e espaços institucionais e a sua Obra integra as mais reconhecidas colecções públicas de Arte Contemporânea.
A propósito desta itinerância foi editado um catálogo bilingue, com textos de Bernardo Pinto de Almeida e David Barro.
Após apresentação em Bragança, a exposição Luis Gordillo – Pintura Interrogada terminará esta itinerância de um ano, em Abril no Porto na Galeria Fernando Santos.