Notícias

Porto Design Biennal

A Porto Design Biennale regressa dia 2 de junho com a abertura da exposição 'Museu da Matéria Viva' do curador geral Alastair Fuad-Luke, na Casa do Design, e com a exposição 'Autre', no âmbito da programação do País Convidado, França, com curadoria de Caroline Naphegyi e Sam Baron no Museu Nacional de Soares dos Reis.

A exposição "Museu da Matéria Viva" chama a atenção para os materiais locais, sejam eles biológicos, técnicos ou híbridos, harmonizando-nos com eles de forma a podermos cuidar melhor uns dos outros, de outros seres vivos, do solo, da água e dos elementos geológicos. A exposição vai recorrer a memórias culturais e a novas experiências materiais para reativar os nossos conhecimentos, sensoriais e outros, sobre os materiais locais. Memórias materiais e novas experimentações irão evidenciar práticas materiais e construir um arquivo de matéria viva em parceria com designers, especialistas e cidadãos locais.
Em 'Autre', apresentada no Museu Nacional de Soares dos Reis, foi pedido a artistas, designers e pensadores franceses e portugueses que, seguindo a técnica surrealista do cadavre exquis, desenvolvessem trabalho criativo com base num conjunto de objetos recolhidos no Porto.

Ao longo dos próximos 54 dias, a Porto Design Biennale apresenta 49 atividades, 20 conversas e 11 workshops. O evento tem lugar nas cidades de Porto e Matosinhos e também online, entre os dias 02 de junho e 25 de julho. "Alter-Realidades: Desenhar o Presente" é o tema desta edição. Com curadoria de Alastair Fuad-Luke, propõe-se uma reflexão coletiva sobre o papel do design na construção de modos de vida mais satisfatórios e sustentáveis. O evento é promovido pela Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Matosinhos e organizado pela esad—idea.

(Fonte: Porto Design Biennal)

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link