Notícias

CMP adquire 15 novas obras para a colecção Municipal de Arte

A Câmara do Porto vai adquirir 15 novas obras para integrar o núcleo de arte contemporânea da Coleção Municipal de Arte, no âmbito da modalidade de compra direta a artistas do projeto Aquisições. A decisão resulta da apreciação do atual Comité de Seleção, composto por Eduarda Neves, João Sousa Cardoso e Pedro de Llano, que avaliou 145 propostas submetidas.

Depois de uma primeira edição desta modalidade em 2020, o projeto contou este ano com um orçamento reforçado de 50 mil euros, tendo o comité sugerido uma seleção que teve por base o “respectivo valor artístico, conceptual e crítico”, considerando “o diálogo com o panorama artístico contemporâneo, a abrangência de práticas artísticas e o seu enquadramento no domínio das artes visuais” e observando “a representatividade de género e geracional”.

Para além destes critérios, o Comité decidiu, ainda, "não propor, como critério dominante e através desta modalidade, a aquisição de obras a artistas representados nas galerias da cidade” assim como “a aquisição de obras a artistas já representados na Coleção Municipal de Arte considerando que, no actual momento, esta ainda não representa, de forma significativa, a multiplicidade de artistas/obras/práticas existentes no contexto deste programa”.

As 15 obras agora selecionadas juntar-se-ão às 65 obras de arte contemporânea adquiridas até ao momento, 21 das quais através da modalidade de compra direta a artistas e 44 resultantes da compra a nove galerias comerciais da cidade, perfazendo um total de 60 artistas representados.

Lançado em 2018 através da plataforma Pláka, sob direção do Departamento de Arte Contemporânea da empresa municipal Ágora — Desporto e Cultura do Porto E.M., o projeto “Aquisições” tem como objetivos principais dinamizar e valorizar o património artístico do Porto e documentar a memória da prática artística da cidade, através da reativação da Coleção Municipal de Arte. Para isso, contempla ainda outra modalidade de aquisição de obras a galerias de arte do Porto, a qual, em 2021, conta com um orçamento total de 100 mil euros.

(Fonte: www.porto.pt)

 
 
 

2015 GALERIA FERNANDO SANTOS

all rights reserved © web project see link