Noé Sendas
Reserved
Espaço Padaria Independente
18 Abril a 13 Junho 2009
RESERVED de Noé Sendas, não se refere a esculturas em três dimensões nem a uma serie de pinturas mas sim a uma serie de imagens digitais “preparadas”. O seu novo corpo de trabalho toma a forma de um arquivo – colecção de mais de 9000 imagens risqué dos anos 50. Imagens anónimas e de domínio publico “sacadas” da internet.
Esta exposição revela uma fracção desta colecção e apresenta-nos fragmentos e imagens surreais de 100 mulheres captadas em cenários idênticos, realizando “performances” que tem como pano de fundo um conjunto muito restrito de elementos cénicos e em que os aspectos de composição formal são menorizados uma vez que é privilegiada a captação de determinados instantes de corpos em movimento, para uma maximização do efeito risqué.
As imagens apresentadas em RESERVED mesclam definições de corpo e objecto. Figuras femininas surgem sem forma (pelo modo como parte dos seus corpos são transformados em moldes ou em manequins) e em actos risqué ou sexualmente explícitos imediatamente reconhecíveis, mas que estão no entanto velados ao nosso olhar.
Por outro lado alguns objectos adquirem um significante masculino; uma cadeira, um par de sapatos e umas calças compõem e evocam um corpo em dissolução.
Uma escultura de um homem sentado ocupa o centro da sala de exposição.
Este surreal “Chairman” tem como pano de fundo as imagens das pin-ups, a sua face que não nos e dada a ver, esta escondida por um espelho, revela o nosso protagonista principal, o homem risqué ou um narrador silencioso, que colecciona e consome o que o rodeia.
Os espectadores podem eles próprios reconhecer-se nessa situação.
RESERVED é uma exposição sedutora e desconfortável.
As estranhas imagens de corpos desmembrados, velados, fragmentados remetem para uma estica que se situa entre o belo e o grotesco.
As imagens são simultaneamente familiares e estranhas, apelativas e perturbadoras. Determinante é o facto de resistirem a uma leitura fácil ou linear devido às suas múltiplas alusões.
Bem vindos ao vosso peep show. O que estão a ver?
Fragmento do texto “Watch the Birdie wait for the Flash”,
escrito por Eliza Tan, por ocasião da Exposição RESERVED, Abril 2009