Fechar

Pedro Cabrita Reis – Field – Veneza

13.04.2022
Partilhar
Pedro Cabrita Reis – Field – Igreja de San Fantin, Veneza

Pedro Cabrita Reis regressa à Bienal de Veneza com escultura na Igreja de San Fantin.

“Field” é uma obra inédita de grandes dimensões concebida para a Igreja de San Fantin, em Veneza, que será apresentada a 21 de abril.
Esta é a quarta vez que o artista português participa na Bienal de Veneza, em Itália, depois de ter estado presente nas edições de 1997, 2003 (ano em que representou Portugal) e 2013.

A obra, que começará a ser instalada a 7 de abril, resulta de uma parceria entre o artista português e a suas galerias Kewenig (Berlim), Sprovieri (Londres), Mai 36 (Zurique) e Magazzino (Roma).

Pedro Cabrita Reis - Field - Veneza
Pedro Cabrita Reis – Field – Chiesa Di San Fantin, Venezia

Com um padrão geométrico de linhas paralelas, “Field” ocupará a nave central da igreja desde a entrada até ao altar, permitindo a circulação em seu redor.
A escultura é composta por uma estrutura metálica de 128 peças, onde serão colocados 640 tubos LED brancos, alimentados por uma malha de fios elétricos.
Sobre essas estruturas metálicas estará um tampo de vidro e uma camada irregular de material proveniente de demolições, que contrasta com as formas mais geométricas e definidas das estruturas metálicas e iluminação.
Irradiando luz numa paisagem de destroços, Pedro Cabrita Reis evoca “o eterno conflito entre a Luz e a Escuridão, o qual, para o Artista, é testemunho da própria condição humana”.