Perto da Margem
de Pedro Calapez
Curadoria: João Pinharanda
07 OUT – 16 JAN 2022
Pedro Calapez ocupa, a partir de 7 de Outubro e até 16 de Janeiro de 2022, o espaço das exposições temporárias do Piso 1 da Fundação Arpad Szènes – Vieira da Silva apresentando ‘Perto da margem’, mostra que é comissariada por João Pinharanda e que integra obras realizadas em diversos suportes e técnicas, na sua maioria inéditas e datadas de 2018 a 2021.
A exposição tem o apoio mecenático da Fundação Vítor e Graça Carmona e Costa.
“A exposição integra obras, na sua maioria inéditas, realizadas em diversos suportes e técnicas e datadas de 2018 a 2021. Algumas dessas obras têm carácter de instalação dialogando explicitamente com os espaços do Museu. Mas outras, de puro carácter bidimensional, participam também na estratégia de construir esta exposição como uma obra contínua.
Através desta solução Pedro Calapez aprofunda uma das questões que o ocupa desde sempre: a discussão dos limites tradicionais do quadro. As suas encenações visuais, apresentadas como “janela para um mundo imprevisível”*, criam espaços experimentais que nos proporcionam diferentes modos de ver. O jogo e o acaso, as regras do jogo e os resultados inesperados do fazer e do ver, o conhecimento da História da pintura e o resultado da deriva do corpo-que-vê as obras, são pares essenciais na experiência que o artista nos oferece/a que nos obriga.
Permanecendo e saindo constantemente do espaço convencional da pintura as obras de Calapez expandem-se perante o olhar de quem as observa. E o espectador, solicitado pela desmultiplicação de formas, cores, luzes, sombras e matérias e pelas coincidências e descoincidências entre todos esses elementos é, finalmente, envolvido ou capturado pelas obras.”
João Pinharanda