Fechar

Tàpies – Pintura e Escultura, Lisboa

05.01 31.03.2006
Galeria Fernando Santos
Partilhar

Antoni Tàpies
Pintura e Escultura

Galeria Fernando Santos, Lisboa
5 Janeiro a 31 Março 2006

A Galeria Fernando Santos promove a terceira exposição individual do consagrado artista catalão, que representa em exclusividade em Portugal.
Antoni Tàpies apresenta obra recente inédita, em pintura e escultura.

A figura de Antoni Tàpies pertence à primeira geração de artistas modernos que, concretamente na Catalunha, como em toda a Espanha, desenvolveram a sua carreira depois da Guerra Civil.
Nascido em Barcelona em 1923, no seio de uma família burguesa de tradição catalanista, Tàpies cedo deu conta que, antes da guerra, Barcelona tinha sido um centro pujante da cultura de vanguarda. Os seus anos de formação podem entender-se como reconstrução dos vestígios dessa memória que o Franquismo da pós-guerra tentaria apagar.
A sua obra, caracterizada por uma linguagem de investigação da matéria, do signo e da apropriação dos objectos transcendidos, é geralmente associada ao informalismo de Michel Tapié, seu amigo.
Em todo o caso, a pintura de Tàpies representa uma variante muito particular desta tendência.
A ideia da arte como amplificadora da consciência e instrumento humanista e social que preside toda a sua obra, manifesta-se na abertura da Fundação Antoni Tàpies, em 1991, que se converteu num activo centro de cultura contemporânea em Barcelona.
As exposições retrospectivas de 1994 e 1995 no Museu Jeu de Paume em Paris e no Guggenheim de Nova Iorque, não fizeram mais que reafirmar o valor da sua obra como uma das mais importantes da arte moderna da segunda metade do século XX.