Fechar

Álbum de Família

04.10.2023
Partilhar
Pedro Calapez, série “Naked Eye”, 2012

A exposição Álbum de Família – Obras da Coleção da Fundação Carmona e Costa inaugura dia 5 de Outubro em dois espaços: na Fundação Carmona e Costa e no MAAT Central. Esta é a maior colecção privada de arte em Portugal que agora estará patente ao público até dia 01.04.2024 nos espaços referidos. Entre os muitos artistas cujo trabalho estará representado nesta exposição contam-se os de Manuel Botelho, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Pedro Valdez Cardoso e Rui Sanches.

Maria da Graça Carmona e Costa reuniu as obras que constituem a sua colecção ao longo de 50 anos, mas estas nunca foram apresentadas de modo sistemático. Estão organizadas por núcleos autorais que cobrem os anos de actuação das duas instituições que criou: a Galeria Giefarte e a Fundação em nome próprio. A exposição Álbum de Família mostra não só o gosto próprio da colecionadora, mas também um pouco do que tem vindo a ser a história da arte nacional nas últimas décadas na qual Maria da Graça Carmona e Costa interveio promovendo exposições e fazendo aquisições. Arte e Vida fundem-se ao mesmo tempo que se funde a actividade da fundação e a vida e gostos da sua fundadora.

A exposição apresenta-se em três momentos: um primeiro no MAAT (edifício Central), e outros dois na sede da Fundação Carmona e Costa, em Lisboa