Fechar

“A Culpa não é minha” Obras da Colecção António Cachola no Museu Berardo

13.09.2010
Partilhar

13 Setembro 2010 | 9 Janeiro 2011
Comissariado de Eric Corne.

“Uma exposição colectiva é sempre complexa e pode ser ingrata para alguns dos artistas presentes.
No caso de obras pertencentes a uma colecção particular é ainda mais traiçoeiro porque refletem não uma unidade temática ou formal, mas muitas vezes apenas o critério ou afeição do próprio coleccionador.
“A Culpa Não É Minha – Obras da Colecção António Cachola” tem curadoria de Eric Corne e está patente no Museu Berardo.
António Cachola tem adquirido obras de artistas portugueses da geração mais recente e a sua colecção é bem representativa desta geração que vai de Pedro Cabrita Reis a André Romão.

…É contudo inevitável que se destaquem apenas algumas obras.
Como a instalação “Versus” (2005) de Noé Sendas, que nos surpreende e até assusta quando nos deparamos com ela. Diferentes tipos e tamanhos de espelhos reflectem um personagem sentado num banco de piano. Esta figura esconde a cara com as mãos, usa luvas e tem os pés sobre uma pequena pilha de espelhos. Nada a identifica, a não ser a angústia que lhe adivinhamos. Tentamos em vão ver o seu rosto, mas o único rosto que os espelhos devolvem é o nosso. Será a angústia do momento criativo? Poderá também significar a angústia que todos sofremos nestes tempos, de não respondermos a um cânone de beleza, ou apenas a angústia de não nos revermos na nossa imagem ou da simples existência.
Sendas deixa que seja a imaginação do visitante a dar as respostas…” 

Pedro Cabrita Reis, João Louro, Noé Sendas, Daniel Barroca entre muitos outros.

Museu Colecção Berardo
Centro Cultural de Belém
Praça do Império, Lisboa