Fechar

Dormência – Cristina Mateus no CAV

01.10.2024
Partilhar

Inaugurou no passado Domingo dia 28 de Setembro a exposição “Dormência” de Cristina Mateus no CAV – Centro de Artes Visuais de Coimbra. Esta mostra da artista portuense insere-se no ciclo “A vida apesar dela” e tem curadoria de Miguel von Hafe Pérez. Para o CAV a artista produziu um trabalho novo e que é apresentado pela primeira vez ao público embora o trabalho de escrita que podemos ver nesta exposição tenha começado em 2020. Só posteriormente é que a artista pensou as imagens que não são, no entanto, ilustrações dos textos. A escrita desde sempre esteve presente nos seus trabalhos, desde que começou a produzir no início dos anos noventa.

Na exposição que se encontra patente no CAV Cristina Mateus trabalha a palavra de uma forma quase visual e dá-lhe um carácter metafísico, como se os textos fossem um sussurro. Para tal contribui o espaço da Galeria com a sua linha de luzes no tecto a orientar o olhar do visitante.

Cristina Mateus é uma artista cujo trabalho se pauta por uma visão feminina na forma como aborda as imagens e as construções dos seus discursos. O seu interesse pelo universo cinematográfico permite-lhe utilizar o vídeo como forma de expressão artística e meio para fazer uma cisura com os discursos já instituídos.

Cristina Mateus (Porto, 1968) Vive e trabalha no Porto. Estudou Artes Plásticas – Pintura na ESBAP entre 1986 e 1991 e desenvolve, desde 1986, uma intensa e regular actividade artística, quer individualmente como em colaboração com outros autores, em áreas tão diversas como a pintura, a escultura, a fotografia, o vídeo, o multimédia e outras. Defendeu em Junho de 2003 a sua tese de Mestrado em Arte Multimédia, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde exerce actividade docente. É co-fundadora da Organização Virose.