Entre Memória e Arquivo
03.07 – 29.09.2013
Museu Colecção Berardo, Lisboa
Pedro Quintas entre outros artistas
Com curadoria de Ruth Rosengarten, a exposição ‘Entre Memória e Arquivo’ convida a um percurso por uma selecção de cerca de cento e cinquenta obras da Colecção Berardo, sob o mote das relações entre a fotografia e o arquivo nas prácticas artísticas contemporâneas. Nas palavras da curadora, «o arquivo – enquanto metodologia ou enquanto medium – tem sido uma figura central na produção artística dos últimos cinquenta anos, apesar das suas raízes se encontrarem nas vanguardas do início do século XX».
Este tema já tinha sido abordado por Ruth Rosengarten no livro ‘Entre Memória e Documento’, publicado pelo Museu Colecção Berardo em 2012, e que agora será publicado em inglês, no formato e-book, com o título ‘Between Memory and Document’.
‘Entre Memória e Arquivo’ reúne o trabalho de cerca de vinte artistas, de várias épocas e localizações geográficas, como Helena Almeida, Daniel Blaufuks, Christian Boltanski, Marcel Duchamp, Tracy Moffatt, Umrao Singh Sher-Gil, Hiroshi Sugimoto, Vivan Sundaram, Jemima Stehli, Robert Wilson ou Francesca Woodman. A inauguração está marcada para o dia 3 de julho, às 19h00, e a exposição manter-se-á aberta ao público até 29 de setembro de 2013, de terça-feira a domingo, das 10 às 19 horas.
Ruth Rosengarten nasceu em Israel e viveu durante longos períodos em Joanesburgo, Londres e Lisboa, antes de se radicar numa aldeia em Cambridgeshire, no Reino Unido, onde vive e trabalha. Tendo cursado Belas Artes em Joanesburgo, e com um doutoramento em História de Arte pelo Courtauld Institute of Art em Londres, divide agora o seu tempo entre o desenho, a fotografia e a escrita. Passear com o cão constitui também uma atividade importante no seu quotidiano. Com uma extensa obra publicada, Ruth Rosengarten realizou e comissariou várias exposições.