Numa iniciativa conjunta com a EGEAC e as Galerias Municipais de Lisboa a Fundação PLMJ inaugura dia 20 de Outubro a exposição Zonas de Transição – Obras da Coleção da Fundação PLMJ, no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional (TNCN).
Esta iniciativa reune cerca de 150 obras de mais de 90 artistas representados nesta colecção iniciada em 2001 com particular atenção para estes últimos 15 anos. Com curadoria de João Silvério, Zonas de Transição é um projeto expositivo que apresenta uma visão ampla da coleção da Fundação PLMJ, principalmente no que diz respeito à produção artística da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A exposição integra obras da autoria de artistas de diferentes proveniências e gerações e incluem pintura, desenho, escultura, instalação, fotografia e vídeo (estes dois núcleos são essenciais para compreender o percurso da colecção). O projecto da exposição dá especial relevância a temas como a representação do corpo, a arquitectura e a palavra escrita, etc.
Estão representados, entre outros, os artistas Ana Vidigal, João Louro, José Loureiro, Manuel Botelho, Manuel Rosa, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Pedro Valdez Cardoso, Rui Sanches.